♿ Selo "D+ficiente"
Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos:
Baixar em PDF >>
A Norma 16537 define sobre
Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação:
Baixar em PDF >>
Selo "D+Eficiente" ♿
https://apdapd-curitiba.blogspot.com.br/
Selo “D+Eficiente”
A APDAPD esteve ou poderá estar em visita a este local, constatando se os espaços bem como se algum funcionário pode exercer o que entendemos, em ter conhecimentos e condições acessíveis dentro dos padrões requeridos pela LBI, verificando se estão credenciados a receber e terem afixado o Selo “D+Eficiente” em sua entrada.
O que desejamos é poder contar com sua parceria e oferecer-lhe notoriedade entre aquelas 45,6 milhões de pessoas (censo de 2010) que correspondeu a 23,9% da população brasileira que com certeza uma parcela comparecera como novos clientes satisfeitos ao visualizarem o Selo “D+Eficiente”.
O custo (momentaneamente) será somente o da confecção de sua placa, orçado por vossa senhoria e seguindo nossa especificação padrão, após aprovação do layout.
Nós, pessoas com deficiências e restrições somos muitas e agradecemos desde já seu interesse, aguardamos seu contato.
>> O QUE É O SELO “D+Eficiente” ?
Em um mundo cada vez mais frenético e conectado, aonde as informações chegam mais depressa que os próprios pensamentos, questões básicas como o direito de ir e vir não são tão óbvias assim.
Países em desenvolvimento e países extremamente desenvolvidos de todas as partes do mundo (com raríssimas exceções!) são impactados por dois problemas cada vez mais incoerentes com o mundo atual:
A falta de instalações acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção e informações sobre qual lugar já está apto para receber essas pessoas, conforme a LBI e ABNT.
Milhões de pessoas no mundo têm vontade e condição financeira para sair de casa e ter uma vida social ativa, mas não encontram locais preparados para recebê-las. Apesar de parecer uma realidade inconcebível de habitar o século XXI, esse fato é tão real que pode ser perceptível em um simples passeio no quarteirão da sua casa.
Para resolver essas duas questões o Selo “D+Eficiente” foi criado.
O Selo “D+Eficiente” é o indicador de que existe acessibilidade no estabelecimento.
Como ASSOCIAÇÃO de impacto social que busca a autonomia dos Deficientes ou Pessoa com Mobilidade Reduzida, o Selo “D-Eficiente” além de indicar informações, pode auxiliar os espaços a alcançarem um elevado padrão de acessibilidade. Dessa forma, o negócio se torna sustentável, à medida que transforma a sociedade para melhor.
Qualificação Selo “D-Eficiente” de Acessibilidade
Para hotéis, restaurantes, bancos, prédios em construção ou já construídos e qualquer outra empresa que deseje adequar e comprovar que seu espaço esta de acordo com as normas de acessibilidade.
Com o espaço acessível e funcionários preparados para receber as pessoas com restrição de mobilidade, a edificação fica elegível ao Selo “D+Eficiente” de acessibilidade.
Este reconhecimento demonstra que o local tem um zelo diferenciado pela experiência do usuário.
>> Passos para alcançar o Selo “D+Eficiente”!
Passo 1
Avaliação e Diagnóstico das instalações em conformidade com o Desenho Universal, normas técnicas e leis referente à acessibilidade (ABNT e LBI).
PARECER
Vistoria, Avaliação, Laudo ou Parecer Técnico em Acessibilidade através de uma avaliação em projeto e/ou visita in loco (Avaliação Pós Ocupação) são levantados todos os pontos da edificação que representam barreiras arquitetônicas e atitudinais. Mediante este levantamento é elaborado um diagnóstico detalhado, apontando possíveis soluções. Este documento embasa a elaboração de projetos ou a tomada de decisões que visem à eliminação das barreiras diagnosticadas. Este é o primeiro passo para a qualificação do espaço e conquista do Selo “D-Eficiente”.
Passo 2
Vivência Funcional por pessoas com restrição de mobilidade, que circulam pela instalações e testam a acessibilidade dos ambientes. Grau
Passo 3
Acessibilidade Atitudinal, boas práticas para eliminar barreiras sociais e melhor atender pessoas com qualquer restrição de mobilidade.
ACESSIBILIDADE ATITUDINAL
(A acessibilidade atitudinal e a percepção das pessoas com e sem deficiência/Attitudinal accessibility and the perception of people with and without disabilities)
Para que o local possa ser considerado acessível é preciso que exista no local no mínimo um funcionário que opere no espaço e esteja apto a lidar com a diversidade humana.
Comece por obedecer a LBI - LEI nº 13.146.de 6 de Julho de 2015.
Para atender a essa necessidade nas empresas, o Selo “D-Eficiente” examina o Treinado em Acessibilidade Atitudinal, no qual são tratados os seguintes tópicos, se há conhecimento em:
a – Acessibilidade: a quem se destina?
b – Termos
c – Conhecimento em Acessibilidade Atitudinal
d – 5 pontos que não podem faltar
1- Elevadores, rampas de acessibilidade, corrimãos com comunicação braile e escadas rolantes,
2- Banheiros acessíveis e puxadores horizontais nas portas,
3- Sinalização (horizontal, vertical e sonorizada),
4- Acentos reservados para pessoas com deficiência e um espaço separado especialmente para cadeirantes e um para deficiente visual com seu cão guia,
5- Pisos táteis (direcional e de alerta) e comunicação em braile,
6- Calçadas frontais e acesso ao local,
7- “CIDADE DEFICIENTE” As cidades são deficientes seja no Transporte público, saúde, calçadas e rampas de acessibilidade,
e – Nomenclatura da legislação da LBI e ABNT,
f – Tipos de Deficiência e Vivências,
g – Atendimento Preferencial.
Passo 4
Conquistando o Selo “D+Eficiente”: experiência acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.
Ter em seu quadro funcional, pessoas da CIPA, BOMBEIRO CIVIL e agora, alguém que conheça nomenclaturas sobre PcD – Pessoa com Deficiência, mostra sua dedicação a todo o seu novo público alvo.
“ Conquistar a qualificação do Selo “D+Eficiente” evidencia o seu compromisso permanente na busca pela excelência no atendimento acessível, proporcionando a todos uma vida mais autônoma e inclusiva, obedecendo a Constituição a LBI e a NBR 9050 e 16537. ”
Tamanho e cores padrão ( A3 em chapa de Aço Escovado com espessura de 5mm), onde todos os círculos e o nome do local devem ser em alto relevo [Acessível].
Obs. Atualizar o ano!